sábado, 14 de abril de 2012

Pensando nosso papel como educadores em relação às TICs

Formação do grupo

Para começar o nosso trabalho, nos encontramos por acaso no Pólo, onde estávamos tirando Duvidas em relação a essa tarefa, então nos reunimos na casa de uma das colegas, para iniciar a mesma.

O nosso grupo é formado por Carina de Oliveira Gonçalves, Claudia Willers e Denise Rafaela Giacomelli.

Divulgação da atividade

A tarefa será postada no blog de cada uma das componentes do grupo.

Inicialmente estará sendo postada no endereço carigoncalves.blogspot.com.br, após estarão sendo postado nos blogs das demais componentes.

Idéia Inicial

Para diminuir a distância entre estas duas realidades, a informática deve ser inserida na vida escolar dos alunos desde os primeiros anos da educação infantil levando em consideração que há muitas famílias sem condições de adquirir tais tecnologias, sendo que muitas tem uma formação bastante ampla e outras nunca tiveram acesso a estas TICs.

As tecnologias devem ser inseridas juntamente com seu currículo escolar de modo eficaz ao menos uma vez por semana para de fato eles entenderem a real importância das TICs na vida escolar e fora dela. Isto pode ser aplicado através de trabalhos de pesquisa dentro do conteúdo da série, jogos educativos entre outras atividades e aos poucos incluindo novos métodos de aplicação destas TICs a partir do que eles já aprenderam.

Atualmente, acreditamos que a base inicial para este aprendizado deve partir da escola, pois esta tem como dever fundamental fazer a inclusão do aluno no mundo tecnológico. Isto por que a maioria das famílias não possui o conhecimento necessário para a orientação correta.

Para isso, os professores precisam estar atualizados e preparados para dar o apoio necessário para que os alunos utilizem esta ferramenta a favor da sua educação e do seu crescimento como pessoa dentro e fora do ambiente escolar.


COMPONENTES:
Carina de Oliveira Gonçalves
Claudia Willers
Denise Rafaela Giacomelli

2 comentários:

Maria Elizete Martins disse...

colega Carina e demais colegas
Numa das escolas em que trabalho, possuímos uma professor de apoio, trabalha com todos os alunos desde a educação infantil até o final do ensino fundamental, na sala de informática. Nossa escola está localizada na periferia e nossos alunos não possuem computador e o acesso a internet está restrito a escola. Estamos percebendo que está dando resultado, os alunos gostam e participam ativamente das atividades. Acredito que nossa escola está cumprindo com sua função social e de inclusão digital.

Carina Gonçalves disse...

Que legal Maria Elisabete, que bom que a esta escola está trabalhando este tipo de atividade e inserindo assim estes alunos carentes no mundo das tecnologias que hoje se confundem com o nosso dia a dia.
Nossa ideia inicial fala disso mesmo, do papel da escola no ensino destas tecnologias, e vejo como algumas escolas já estão se adaptando a esta realidade que não temos como fugir.