O DESAFIO DAS TICs NA EDUCAÇÃO
As
novas tecnologias da informação e comunicação desafiam as escolas para a
construção de novas propostas pedagógicas que utilizem as TICs como mediação do
processo ensino/aprendizagem. As TICs vêm se tornando uma ferramenta de grande
importância no contexto educacional; no entanto, é preciso que todos os
envolvidos tenham discernimento, para que as possibilidades propiciadas por
este instrumento sejam usadas adequadamente, transformando os educandos em
agentes capazes de atuarem de forma critica e participativa no cenário
tecnológico contemporâneo.
Segundo
Demo (2009, p.96) “A aprendizagem tecnologicamente correta significa aquela que
estabelece com tecnologia a relação adequada no sentido de aprimorar a
oportunidade de aprender bem”. Isso posto leva-se a crer que o uso da
tecnologia implica necessariamente na autoria daquele que ensina. Aprender bem
é construir, reconstruir, e saber que o conhecimento é transitório. O autor
afirma que “aprender bem” acontece numa relação pedagógica de dentro para fora
e destaca que as novas tecnologias acentuam a necessidade da “autoria”.
O
autor Pedro Demo em sua obra intitulada “Educação Hoje” nos leva a crer que “é
de fundamental relevância saber que mais importante do que aprender é aprender
bem, por isso, não basta apenas informar-se teoricamente, é preciso sim
transformar informação em conhecimento e que este conhecimento seja uma prática
constante e contínua, para que desta forma a educação aliada às novas
tecnologias possa possibilitar novos horizontes e infinitas descobertas entre o
aprender e o aprender bem”. (DEMO, 2009, p.01)
A
criança quando cursa o Ensino Fundamental (anos iniciais) está passando pela
fase das operações concretas, e o uso da tecnologia nesta fase é de extrema
relevância para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, inovadora
e prazerosa, uma vez que estas tecnologias oferecem texto, imagem, som e
animação, requisitos que cada vez mais têm se tornado primordiais para manter a
atenção e o interesse das crianças. Por consequência a importância de se usar
os recursos tecnológicos disponíveis desde os anos iniciais, torna o educador
um mediador de conhecimentos, em busca de uma metodologia interessante e de
acordo com a realidade que está inserida.
Se
as crianças já começarem desde os anos iniciais a ter conhecimento a respeito
destas tecnologias nas instituições educacionais, seu desenvolvimento e
conhecimento serão muito valiosos para o ensino/aprendizagem, uma vez que a
criança, conforme Demo (2009):
Ao usar o teclado,
começa a perceber letras e números, e outros signos que fazem o computador
reagir. A criança descobre que o computador é máquina interativa. Nele se podem
vê filmes, ouvir músicas, assistir a desenhos e outras animações, navegar na Internet...
A relação mais forte com a criança, além de lúdica substancialmente, é poder
interagir com a máquina que responde de maneiras atraentes, instigantes (DEMO,
2009, p.81).
Muitas
crianças aprendem a manusear o mouse e o teclado e a brincar. Neste contexto
surge a necessidade de um novo perfil de educador; ele deverá assumir o papel
de facilitador e mediador na construção do conhecimento, estando consciente que
a inserção das tecnologias na educação só trará benefícios aos alunos, a partir
do momento que o educador incentivar a interação reflexiva dos mesmos ao usarem
os diversos meios de comunicação com uma visão crítica e criativa,
estimulando-os a valorizar mais a busca do que o resultado pronto.
A realidade é que a sociedade precisa, com
urgência, de um sistema educacional moderno, adequado, que possa preparar a
população para um mundo onde o manejo adequado da língua falada e escrita, do
raciocínio formal e abstrato e da informação seja cada vez mais importante.
Na atualidade com a contínua mudança e
aperfeiçoamento das TICs, sugere-se que cada profissional faça um contínuo
trabalho no sentido de reconhecer as TICs como uma ferramenta auxiliar na
construção do conhecimento. Assim sendo, o educador precisa capacitar-se e
buscar novos conhecimentos, para que desta maneira consiga formar cidadãos
críticos, pensantes, aptos a atuarem nesta nova sociedade informatizada. Por
isso é necessário que o novo professor amplie seus olhares para contribuir com
o desenvolvimento de projetos com as TICs, incentivando o espírito crítico e
reforçando nos alunos o prazer em aprender.
A utilização das TICs sem que tenha planejamento,
apenas como passa tempo ou distração, possibilita a exposição do educador
perante os educando e facilita a percepção de que estar inseguro e receoso
perante as inovações. O exercício do educador de forma tradicional, quando este
era transmissor do conhecimento, permitia a comodidade e ostentação de poder.
Ao romper esta barreira, o educador passa de transmissor a mediador e nesta
nova função estreitam-se os laços de cumplicidade, onde ambos passam a serem
colaboradores. Portanto, ao educador agora cabe instigar, motivar, questionar,
dialogar e direcionar para que o conhecimento seja adquirido de forma
consciente, compreensiva, reflexiva e que este cidadão seja capaz de interagir
e agir como conhecedor de seus direitos e deveres; ao ed ucador cabe ainda
buscar parcerias, ser dinâmico, ativo, criativo e perceptivo para vislumbrar no
educando um ser em potencial.
Texto escrito por:
Carina de Oliveira
Gonçalves
Claudia Willers
Denise Rafaela
Giacomelli
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